Nossa identidade é a história que contamos para nós mesmos, aquela que nos define. Ela é embutida na gente desde o momento em que nascemos. Vamos construindo, ao longo da vida e do crescimento, a pessoa que vamos nos tornar já adultos. E, ao passo que aprendemos coisas novas e nos relacionamos com o mundo, nossa identidade muda um pouco.

O Amor ocorre exatamente no meio da troca que existe nas relações. E, essa troca, como a própria palavra já diz, consiste em dar um pouco de você e acolher dentro de si um pedaço do outro. Todas as pessoas que passam pela nossa vida, fazem parte da construção da nossa Identidade através dos momentos e dos aprendizados.

Durante a caminhada, tem pessoas que SOMAM tanto na nossa vida e conquistam um espaço tão grande dentro de nós que, quando falecem, parece que levam junto essa parte da nossa identidade, um pedaço nosso.

É como se a gente tivesse perdido a sensação de quem é.

É inegável que todo o ser amado guarda um pedaço da nossa história e da nossa identidade.

E quando isso acontece, como a gente faz com aquela parte do outro que é tão nossa?

Tentar aceitar o caráter mutável da identidade pode ajudar nesse momento: todos mudamos, de uma forma ou outra, querendo ou não. No caso específico do Luto, é preciso realocar novos espaços dentro da gente para abrigar a falta que uma pessoa amada faz.

A cada dia você vai reaprendendo como fazer isso naturalmente e, aos poucos, vai ressignificar uma parte da dor para que descubra e forme uma nova noção de si mesmo.

Procure um lugar que te dê a Sensação de Pertencimento.

Manter conexões saudáveis e participar grupos de apoio, ajudam no suporte e na busca pela ressignificação da Identidade. Fale com a gente pelo telefone (37) 99139-0013, que te incluiremos no Grupo de Suporte ao Luto do Horizontes no WhatsApp. Ou clique aqui.

Mantenha contato com amigos e com familiares de confiança.

Eles podem te ajudar a reconhecer suas forças e a reavaliar a mudança de identidade.

E, como sempre, tente SENTIR sem julgar o que está acontecendo dentro de você.

Não tem nada errado em estar perdido. Às vezes tudo o que precisamos é tempo para uma reorganização interna que apresente novos caminhos.

Qualquer perda significante muda a maneira com que vemos o mundo e a nossa relação com a gente. O Luto faz a gente reavaliar prioridades para encontrar o significado do nosso novo Eu.

Talvez, voltar ao que era antes, não seja possível. Mas isso não precisa ser, necessariamente ruim. Que seja, então, seja uma oportunidade de reavaliar nossos próprios valores e ter uma vida preenchida do Amor em outra forma.

Comenta aqui se você sentiu a sensação de perder a Identidade depois da partida de alguém.

E segue a gente no Instagram: @horizontes_cuidar


Fontes:

https://growcounseling.com/grief-and-loss-of-identity/

https://www.springerpub.com/w/uncategorized/loss-of-identity-in-grief/

Compartilhar: